Moderno ou Contemporâneo?

Olá! ♥

Acredito que essa é uma dúvida que a maioria tem ou não sabe explicar com clareza. Sempre ouvimos falar sobre, porém nunca nos atemos às diferenças, não é?

Afinal, são duas coisas iguais ou realmente possuem diferenças?

Não, não são dois estilos iguais (como no caso de Nórdico e Escandinavo), eles possuem sim suas diferenças e hoje vou falar sobre elas. Saiba identificar com clareza uma decoração moderna e uma decoração contemporânea.

MODERNO

estilo moderno está muito atrelado ao movimento modernista, uma revolução cultural ocorrida no século XX e que influenciou a literatura e diversas artes, incluindo o design.
Buscando o conceito de liberdade, o moderno apareceu na arquitetura brasileira em linhas puras e desconstruídas, novos materiais e relação entre os espaços internos e externos, resultando em uma estética minimalista na qual “menos é mais”.

O estilo traz uma ideia de simplicidade nos elementos, mas de modo elegante, o que quer dizer que todos os elementos e acessórios ficam em ordem. São usadas cores simples, sem muita mistura em um mesmo ambientes. As linhas são mais limpas, suaves e nítidas. Os materiais decorativos mais comuns incluem metal, de preferência o aço, e vidro.

 

Fonte: Tua Casa

 

Fonte: Tua Casa

 

Fonte: Tua Casa

CONTEMPORÂNEO

estilo contemporâneo, por sua vez, é um estilo que tem sua base no moderno, mas que inclui outros elementos na sua composição.
A simplicidade se mantém, embora agora com maior aceitação da mistura entre linhas retas e sinuosas, principalmente na mobília.
Aqui, os arquitetos, designers e seus clientes têm a opção de inserir outros estilos no espaço, o que permite trazer mais cor, acessórios e toques pessoais na decoração.

Muito parecido e confundido com o moderno, o estilo contemporâneo se diferencia por ser mais dinâmico e por seguir tendências que estão na moda agora, sendo assim mais imediatista e não se prendendo a algum estilo em particular. Já o é mais uma interpretação estrita do design e decoração do século XX. O contemporâneo também é mais livre para usar cores, formas e acessórios diferentes, com propostas mais ousadas.

Fonte: Espaço e Forma

 

Fonte: Espaço e Forma

 

Fonte: Espaço e Forma

 

É isso,

Até a próxima! ♥

Você já conferiu estes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *