Estilo | PROVENÇAL

Olá! ♥

Continuamos nossa saga dos estilos e agora é a vez do estilo PROVENÇAL.

Origem

A França do palácio de versalhes tornou-se para o mundo a referência do que havia de mais sofisticado nos séculos XVI e XVII. O Rocaille, estilo preferido da realeza francesa, conhecido popularmente como estilo Luiz XV era caracterizado por apresentar riqueza nos detalhes rebuscados com aplicação de folheados em ouro.

Os camponeses que viviam na região da Provence no Sul da França, no final dos anos 1700 tentaram copiar a riqueza dos luxuosos móveis franceses e por não terem recursos financeiros não conseguiram manter o luxo da decoração, assim surgiu o estilo provençal.

Com o tempo, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância e sofisticação.

Foto: Palácio de Versailles (Google / Blog Sete Pecados)

Os móveis antigos e a presença das flores nos casebres de Provença evoluíram com o tempo e ganharam também novos significados e aplicações, se consolidando como um estilo próprio, elegante e apreciado no mundo todo. Conheça melhor cada um dos elementos que compõem o Estilo Provençal e veja como deixar sua decoração suave, elegante e harmoniosa:

 

Móveis Antigos

Como já falamos, os móveis copiados pelos artesãos tinham qualidade inferior. Para esconder as falhas no acabamento e os defeitos da madeira, os artesãos inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gesso-cré. Com o tempo, a pintura aplicada nos móveis, portas e gavetas também se desgastava e criava uma aparência envelhecida e patinada – e essa característica é uma das mais marcantes do Estilo Provençal.

Cores

Os tons pastel e as cores mais claras – como o branco e o bege – predominam no estilo Provençal. Você pode apostar em tons mais claros de azul, rosa, lilás e verde em basicamente qualquer elemento decorativo de casa, como almofadas, paredes, cadeiras e molduras de espelho.

Na sala de estar e nos quartos, utilize cortinas brancas ou no tom off-white em tecidos leves, como o voal. Estampas simples e delicadas (como as florais) também são bem-vindas.

Flores

O caráter romântico e leve da decoração provençal é garantido pela presença das flores e plantas, principalmente a Lavanda. Por ser abundante na região de origem do estilo, arranjos de lavanda eram utilizados como decoração dentro das casas. Com o tempo, o estilo passou a incorporar também outros tipos de flores, além de aplicá-las como estampa em móveis, louças e tecidos.

 

Listras

Para contrastar com as estampas florais, as listras em cores claras – principalmente o azul bebê – são muito bem-vindas e combinam facilmente com os demais elementos da decoração.

É isso,

Até a próxima! ♥

Você já conferiu estes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *