6 Filmes para todo amante da arquitetura ver (até e principalmente, leigos).

Hoje, o cinema tem sido um ótimo meio para retratar inúmeros assuntos do nosso cotidiano. E a arquitetura e o urbanismo não ficaram de fora.

Por isso, segue a lista de 6 filmes de ficção e documentários que retratam a arquitetura como ela é, e o poder de influencia na sociedade.

 

  1. ENTRE RIOS

“O documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos. Até o final do século XIX esses cursos d’água foram as grandes fontes da cidade. Hoje, escondidos pelas canalizações, passam despercebidos pela maioria dos paulistanos. Mas, na época de chuvas, a cidade pára quando as enchentes mostram a face soterrada da natureza local. Entre Rios fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem.”

 

2. MEU TIO

“O sr. Hulot (Jacques Tati) vive em um bairro pobre e antigo de Paris, enquanto sua irmã e seu cunhado vivem em uma casa supermoderna onde tudo é automático. O sr. Arpel (Jean-Pierre Zola) é dono de uma fábrica de plástico, que o tornou rico, e onde o humilde Sr. Hulot começa a trabalhar. O emprego foi arranjado pelo próprio cunhado que não deseja que o seu sobrinho cresça sob a má influência de Hulot, um sujeito bom e bem desengonçado.”

 

 

3. OSCAR NIEMEYER – A VIDA É UM SOPRO

“A história de Oscar Niemeyer, um dos mais influentes arquitetos brasileiros no século XX. É mostrado como Niemeyer revolucionou a Arquitetura Moderna com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de uso do concreto armado, além de seus pensamentos sobre a vida e o ideal de uma sociedade mais justa.”

 

 

4. BAUHAUS

“Bauhaus é um dos mais importantes movimentos artísticos que influenciaram o mundo inteiro da Alemanha. Lançado em 1919, em Weimar, pelo arquiteto berlinense Walter Gropius, a fundação do movimento Bauhaus em 2019 marca o centenário do movimento.

O foco é a jovem estudante de arte Lotte Brendel (Alica de Rittenberg) que leva o espectador através dos anos da Bauhaus na Alemanha, a partir do momento logo após a sua criação até sua dissolução iminente pelos nazistas.”

 

4. MITO PRUITT-IGOE

“O documentário conta a história do complexo de apartamentos populares Pruitt-Igoe, demolido de forma dramática décadas atrás.
Este complexo se tornou símbolo de falha para arquitetos, políticos e membros das políticas públicas.”

 

6. MEDIANERAS

A cidade fala por si, as ruas delimitam os espaços percorridos. De um prédio a outro uma pequena distância, mas para Martín e Mariana, algo longe. Tão longe que são apenas vizinhos em Buenos Aires. “Por mais que sempre se cruzem pelas ruas, nunca se viram. É na internet que eles se encontram e compartilham suas mágoas e alegrias.”

This Article Has 3 Comments
  1. Maria de Lourdes Tomaz da Silva disse:

    Sou estudante de arquitetura e gostei muito das dicas. Gostaria de compartilhar com os meus colegas de faculdade, com a devida anuência dos senhores, ao tempo que agradeço o recebirecebimento de matérias da area de arquitetura e urbanismo. Atenciosamente,

    Lourdes Tomaz
    81 999524547 (TELEFONE /WATUSP

    • caengelke disse:

      Olá Lourdes! Tudo bem? Fico muito feliz em poder auxiliar de alguma forma no crescimento de ideias e conhecimento sobre arquitetura e urbanismo. Fique à vontade em compartilhar com seus colegas, são ótimos filmes! Em breve virão mais assuntos dentro dessa área, venha sempre que quiser! ❤︎

  2. Maria de Lourdes Tomaz da Silva disse:

    Dou estudante de arquitetura e urbanismo e tenho muito interesse em conhecer filmes, vídeos e material que venha a acrescentar conhecimento e informações sobre arte, arquitetura e urbanismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *