APRENDA A SECAR PLANTAS PARA DECORAÇÃO

De todos os métodos existentes de secagem de plantas, a técnica ao ar livre é a mais simples e natural. A vantagem deste método é preservar a forma e as cores de uma grande variedade de flores e plantas.

Foto: Pinterest

Penduradas amarradas em forma de ramalhetes e até deitadas, as flores preservadas pelo processo ao ar livre mantém uma boa parte de seu aspecto natural: suas formas, bem como suas cores são bem pouco alteradas, tornando-as ideais para a composição de arranjos onde se busca maior naturalidade possível. Para este processo, sugere-se a utilização de espécies que sejam bem resistentes à ação do tempo, como as sempre-vivas, os cravos, estatices, cristas-de-galo ou celósias, primaveras, hortênsias e até gramíneas como aveia e trigo. As gypsophilas ou mosquitinhos também dão excelentes resultados.

Para fazer a secagem de plantas pelo processo ao ar livre, você vai precisar de um local seco, fresco e com boa circulação de ar. O local, é claro, precisa ser coberto, para que haja proteção contra chuvas e umidade. É possível obter bons resultados até em garagens e armários bem ventilados.

 

Com as plantas deitadas:

As espécies mais indicadas para este tipo de secagem são as gramíneas. É importante, porém, que as plantas não fiquem amontoadas, para que o ar possa circular bem entre as pétalas e folhas. Se houver acúmulo de umidade, as plantas poderão apodrecer antes de mesmo de secarem completamente:

 

  • Forre uma superfície plana e lisa com folhas de jornal, papelão ou outro material absorvente
  • Espalhe bem as plantas sobre esta superfície, de maneira a garantir boa circulação de ar, especialmente entre as hastes, onde há maior acúmulo de umidade.
  • Deixe secando e evite o excesso de manuseio.
Foto: Google

Com as plantas penduradas em ramalhetes:

Este é o processo mais simples de secagem ao livre. As rosas, sempre-vivas, estatices, mil-folhas e mimosas são as que dão melhores resultados:

 

  • Comece formando os ramalhetes com poucas plantas. Umas dez hastes são suficientes para cada um.
  • Junte as hastes e amarre-as.
  •  Com muito cuidado, separe bem as hastes para facilitar a circulação de ar entre eles.
  • Instale alguns varais a uma distância de uns 25 cm entre eles, para evitar que as plantas fiquem acumuladas.
  • Outro fator importante: calcule uma distância de uns 15 cm entre o teto e os varais.
  • Pendure os ramalhetes de cabeça para baixo, mantendo uma boa distância entre eles nas laterais.
  • Use fios de ráfia ou barbantes para amarrá-los.
  • Não é necessário nenhum tratamento especial das plantas antes da secagem ao ar livre.
Foto: Pinterest

Texto: Jardim de Flores

 

E aí, gostou do assunto?

 

Quer aprender mais sobre esse universo de secagem de plantas?

Trouxe para vocês o melhor e mais completo CURSO sobre secagem de plantas!

Aprenda a fazer arranjo com flores secas que você mesma vai conseguir desidratar em casa. Você vai aprender o passo a passo de como desidratar flores e folhagens em 06 diferentes maneiras. As técnicas que eles irão ensinar são simples e não precisam de materiais e equipamentos especiais. Com as coisas que você já tem em casa será possível começar a colocar a mão na massa, sem necessidade de ter experiência com flores.

Ficou interessado?

e vá direto ao post do curso!

Te espero por lá!

 
 

Você já conferiu estes?

46 Comentários

      1. Mulher! Eu quero saber como proceder para a preservação de folhas desidratadas, pintadas de verde …. quero fazer um jardim vertical preservado.

        1. Olá, vi que tem gente que coloca sal grosso na água e depois de estar desidratada eles passam ferro de passar ( não sei oq) e depois vem com o spray para flores. Também quero fazer, me chama no Instagram se souber de alguma coisa @laaismake

  1. Amei as dicas! Achava que o processo era mais complicado. Só fiquei com dúvidas em relação ao tempo de secagem de folhas e flores! Agradeço a atenção desde já! Abs. 😉

    1. Olá Jerusa! Que bom que gostou das dicas! Fico feliz em poder ajudar 🙂
      Com relação ao tempo de secagem, isso acaba variando um pouco se o clima da sua cidade é muito úmido ou quente demais, mas em geral, o processo de secagem completo dura, em média, 15 dias.

    1. Oi Ana!
      Sim, como esse processo de secagem é natural, é importante deixar o período de chuvas passar, porque devido a umidade, a secagem pode se tornar lenta e até acabar mofando as plantas. O ideal seria fazer em dias mais quentes e com sol.
      Fico muito feliz que tenha gostado do post! Beijo!

  2. Olá1
    É possível fazer a secagem de uma tuia já em processo de secagem, isto é, comprei uma para decoração de Natal, demorei a colocá-la no sol e só centro dela que ainda tem parte verde

    1. Olá Vânia! Tudo bem?
      Acredito que a Tuia pode sim completar seu processo de secagem ainda. Porém, pelo fato de ser uma árvore, acredito que seja preciso ficar de olho na terra onde ela está plantada, devido aos parasitas que podem surgir com a terra seca. Como alternativa, espere os ramos dela secarem, e corte-as do tronco, e use apenas elas para a decoração, colocando em vasos decorativos, fica lindo!
      Espero ter ajudado! Beijo

  3. Como funciona a secagem em ambiente fechado, morro em uma cidade que chove bastante e é úmido, pensei em variar a secagem entre, deixar pendurado em um quarto escuro e quando possível colocar no sol, seria pra capins dos pampas, será que dá certo?

    1. Ah, eu também quero saber. Pois vi no YouTube que para desidratar é só deixar em um quarto escuro e pendurado e esperar até a completa secagem… 🤔🤔🤔
      Preciso de mais informações a respeito de buquê também!

      1. Oi Nanubia! Tudo bem?
        Até onde eu sei, para processo de secagem de buquês é preciso separar todas as mudas. O processo não pode ser feito com o buquê montado, pois as plantas tem umidade própria e podem acabar mofando o todo.
        Abra seu buquê, separe as plantas e então pode fazer o processo natural de secagem. Após o processo completo, pode juntar todas elas novamente, ficará lindo!
        Beijo!

    2. Oi Patrícia! Tudo bem?
      Também moro em uma cidade extremamente úmida e chuvosa, e sim, é um ponto complicado mesmo.
      Como o processo de secagem é orgânica, por não usar produtos químicos, dependemos de um clima seco e quente (de preferência).
      O que pode ser feito, é deixar a planta escolhida para a secagem envolta por jornal ou papel toalha, eles irão impedir que a umidade mofa a planta a ser secada. Outra dica é manter as plantas longe das paredes, isso evita que a umidade entre em contato.
      No mais, não saberia lhe informar se deixar em quarto escuro ajudaria no processo, mas pode tentar! Caso vc tenha feito e deu certo, me avisa aqui, por favor! É sempre bom conhecer mais técnicas.
      Beijo!

        1. Oi Letícia! Tudo bem?
          O desprendamento de pétalas e folhas de plantas secas são quase que inevitáveis, MAS uma dica super importante que pode ajudar a minimizar isso, é somente utilizar para realizar o processo de secagem em flores que não estejam muito maduras e que não apresentem danos nas pétalas, pois além dos machucadinhos ficarem mais evidentes depois da secagem, por ser mais velhinha pode ser que não tenha “força” para aguentar suas pétalas no lugar.
          O ideal é secar flores e plantas frescas e novas.
          Beijo!

  4. Tenho mais de 100 folhas de palmeira que cortei ontem (tipo folha leque) e gostava de secar para fazer aqueles arranjos que está muito na moda.
    Como posso fazer para secar e elas não partirem? Terei que colocar algum produto?

    1. Olá Mariana! Tudo bem?
      Folhas de palmeira secas na decoração fica lindo demais! Ótima escolha!
      Sobre aplicar algum produto para as folhas não se partirem terei que correr atrás dessa informação para lhe informar de forma mais precisa.
      Mas até onde eu sei, existem sim processos químicos para realizar o processo de secagem.
      Vou procurar melhor sobre esse assunto e trarei aqui atualizações!
      Beijo!

  5. Ah, eu também quero saber. Pois vi no YouTube que para desidratar é só deixar em um quarto escuro e pendurado e esperar até a completa secagem… 🤔🤔🤔
    Preciso de mais informações a respeito de buquê também!

    1. Oi Débora! Tudo bem?
      Muitas pessoas utilizam de spray fixador de cabelo para ajudar a manter as plantas e flores por mais tempo, mas nunca testei essa técnica para lhe afirmar que realmente funciona. Vou procurar testar e atualizo por aqui.
      Mas as plantas e flores, se forem secadas enquanto novinhas, elas se conservam durante muito tempo por si só.
      Beijo!

  6. Boa tarde e muito obrigada.
    Gostaria de saber se as folhas de costela de Adão,também é a mesma técnica. Tenho no jardim e gostaria de guardar algumas.

    1. Oi Claudia! Tudo bem?
      Para deixar plantas secas com cores vivas novamente o ideal é pintá-las. Mas como o seu objetivo é colocá-las em um jardim vertical, não recomendo isso.
      O ideal para jardins verticais é usar plantas artificiais ou então vegetação viva com sistema de irrigação.
      Beijo!

  7. Quantos dias elas devem permanecer penduradas?
    É necessário usar algum tipo de produto para as folhas não caírem?

    Obrigada Pelas informações! muito bom!

    1. Oi Flávia! Tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo! Obrigada!

      Esse processo que ensino é uma forma natural de secagem por não levar nenhum produto químico. Por ser mais natural, algumas folhinhas ou flores podem acabar caindo. Sugiro que, se sua planta for muito grande ou pesada, não faça o processo pendurando elas, coloque-as deitadas sobre uma mesa, envoltas de jornal ou papel toalha, assim você conseguirá preservar melhor a estrutura da planta sem que ela se desfaça.
      Beijo!

  8. OLÁ BOA NOITE GOSTARIA DE SABER de pois que desidratar tem alguma tinta especial ou algum produto que possa deixar mais verdinhas as folhagem obrigado

    1. Oi Adenir! Tudo bem?
      Existem diferentes técnicas para a pintura de folhagens. Uma das mais adequadas é a que utiliza a tinta em spray, pelo seu modo de aplicação. Uma dica: é super interessante pintar as plantas com cores bem diferentes dos tons naturais de folhagens, vai valorizar ainda mais a criação!

    1. Oi Anne! Tudo bem?
      Depois da secagem natural não é necessário aplicar nada! Só cuidar para que as plantas não peguem umidade em algum momento (talvez por ficarem perto de janelas, paredes externas e/ou ambientes molhados).
      Beijo!

  9. Bom dia quero faser uma parede de folhas como faso para desendratar as folhas e o processo de pintura gostaria que voces podesse min ajudar ficarei eternamente grata e qual seria a folha ideal para esse prosedimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *