DIY | Aprenda a pintar seus móveis antigos!

Sabe aquele móvel antigo que você tem em casa ou até aquele que você enjoou? Por vezes, nem é preciso gastar dinheiro comprando uma peça nova, podemos dar um trato nele!

Aqui vão algumas dicas do apresentador e youtuber Matheus Iltchechen de como pintar seu móvel e deixá-lo impecável!

Acompanhe esse DIY:

 

Restauração de Móveis Antigos | SOS Cadeiras & Cia
Foto: SOS Cadeiras & Cia

 

  1. ANALISE O MATERIAL 

Antes de sair pintando o móvel, precisa-se tomar bastante cuidado com o tipo e cor de material que você está lidando. Se seu móvel é feito de madeira escura, é preciso comprar uma tinta com fundo preparador, para que depois de pintada a tinta não escureça devido a base escura. Além disso, é importante saber qual tipo de tinta vai se adequar melhor ao material do móvel.

 

2. DESMONTE O MÓVEL

Dessa forma, você não corre o risco de deixar de fora qualquer partezinha. Desmonte todas as partes possíveis dele, assim você acaba tendo melhor noção de tudo o que precisa ser pintado e quanto de tinta irá gastar. Sem contar que, se você pintar a peça estando toda montada, pode ser que as partes se grudem, como por exemplo gavetas ou portas.

Se caso decidir trocas puxadores, pés ou outros itens, retire-os nessa etapa.

 

3. CORRIJA IMPERFEIÇÕES

Uma das etapas mais importantes para um acabamento de móvel novo! Se seu móvel for de madeira, corrija com produtos específicos para madeira, eles tem consistência de massa corrida, pois evitam que a madeira encolha no processo de secagem. Tampe possíveis furinhos, amassados ou lascas com a massa e espere secar por inteiro.

 

4. LIXE O MÓVEL

Depois da massa seca, chegou a hora de nivelar as superfícies e deixar fosco o material para, assim, receber a tinta.

É importante deixar o móvel bem fosco, pois assim a madeira fica bem porosa e fica fácil para a tinta aderir ao material. Use, de preferência, uma lixa fina, para que não destrua superfície do móvel.

 

5. LIMPE AS SUPERFÍCIES

Ainda não chegamos na pintura, mas essa etapa é muito importante para uma pintura perfeita. Esse é o momento em que vamos retirar todas as sujeiras, acúmulos de poeiras e etc. Pode ser feito com um pano com álcool. Limpe bem profundamente e em cada dobrinha da peça, o móvel precisa estar sem poeiras, nem gordura, para que a tinta não descasque com facilidade depois.

 

6. PINTE!

Chegou a melhor parte! kkk Depois de desmontado, corrigido e limpo, podemos iniciar a pintura. Comece com os cantinhos e partes internas e vá migrando para fora. Fique atento em esperar cada camada de tinta secar para então, seguir para a próxima demão, NÃO passe tinta em cima de uma superfície com tinta ainda fresca, pois fazendo isso, pode acabar tirando toda a camada anterior.

Preste atenção também na quantidade de camadas. Geralmente cores claras em móveis escuros precisam de três a quatro demãos. Já cores escuras em móveis escuros pedem duas ou três. Não passe camadas demais, nem de menos, observe o quanto sua tinta está cobrindo a cor original do móvel.

 

7. TEMPO DE SECAGEM

Depois de finalizada a secagem, evite ficar manuseando o móvel para que não estrague o acabamento. As tintas a base de solvente, geralmente secam em 30 minutos a 1 hora entre as demãos. Mas a secagem total pode levar até 24 horas ou um pouco mais dependendo se o clima está muito úmido ou seco. Também existem as tintas a base d’água, que servem para mais superfícies e possuem uma secagem mais rápida. Mas fique atento às recomendações da própria lata.

 

8. RETOQUES FINAIS

Agora, caso você optou trocar os puxadores, pés e outros itens, pode colocar os novos neste momento. Ou então até manter os mesmos, essa é a hora de recolocá-los.

Então, é só aproveitar seu novo móvel!

 

Épinglé sur inspi décoration
Foto: Casa Vogue

 

 

Você já conferiu estes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *